22 dezembro, 2009

Treino de bacio

Entre os 18 e os 24 meses, a criança começa a ter a percepção de quando tem a fralda suja e pede para que lha troquem. É nesta fase que deverá começar a fazer as primeiras tentativas para convencê-la a usar o bacio. Aos 24 meses a criança já controla os impulsos e está fisiologicamente preparada para deixar as fraldas. Nesta fase, os pais devem estar atentos às suas expressões faciais, que podem dar indicação da situação fisiológica em que se encontra.

Quando achar que chegou a hora de fazer o treino do bacio, por volta das idades indicadas, deve tirar as fraldas da criança e sentá-la no bacio em intervalos regulares (de hora a hora, por exemplo), durante cerca de 5 minutos. Pode ainda tentar levá-la à casa de banho, se bem que para isto deve adquirir um adaptador de sanita e/ou um pequeno degrau, para que ele possa subir.Apesar destas tentativas iniciais, é importante deixar claro que a maioria das crianças só atinge o poder de continência entre os 30 e os 36 meses.

Assim, deve ser muito paciente e tentar fazer a educação do bebé neste sentido, sem que ele se sinta pressionado ou constrangido por se descuidar. A partir dos 48 meses, a criança já deve ser capaz de passar uma noite inteira sem se descuidar. Para habituar o seu filho, deve tentar perceber quais os horários em que regularmente evacua de modo a antecipar esse processo com a sua colocação no bacio. Crie um espaço de brincadeira à volta da questão do bacio, para que a criança se sinta bem e a situação se torne comum e agradável.

No entanto, o bacio deve ser colocado na casa-de-banho para que a criança se aperceba da função daquele espaço.Pode associar uma palavra especial à situação, que a criança possa facilmente expressar quando tiver vontade de utilizar o bacio, e recompense-a com carinhos sempre que ela consiga evitar descuidar-se.

Deve vestir-lhe roupas que ela possa despir facilmente, isto facilitará a situação e dá uma sensação de autonomia à criança, que assim conseguirá fazer tudo sozinha. Se a criança se descuidar a melhor abordagem é chamar-lhe a atenção, sem gritar ou bater, solicitando a sua ajuda para limpar o chão e/ou a roupa.

Isto é melhor do que obrigar a criança a sentar-se no bacio ou na sanita. E jamais lhe volte a colocar a fralda, o que poderá deitar tudo a perder.Apesar de todas estas indicações, é necessário ter em atenção que cada criança tem o seu próprio tempo, e que os pais devem ter atenção aos sinais do seu desenvolvimento particular.

Sem comentários:

Enviar um comentário