29 junho, 2009

Cintas na gravidez, usar ou não usar



Em relação às cintas de grávida, são aconselhadas a partir das 18/20 semanas de gestação, servem para suportar o aumento do volume da barriga, obrigam a grávida a ter uma postura correcta, tendo em conta que o centro de gravidade se altera na gravidez e prevenir as lombalgias sentidas mais no final da gravidez.Em relação às famosas cintas para "apertar a barriga" após o parto, já há uns anos que estão completamente desanconselhadas.
Dificultam a involução uterina, ou seja, que o útero tome o seu tamanho normal, e ao estarem a apertar os músculos abdominais, não os deixam trabalhar, pelo que o músculo fica flácido.A puérpera, nas suas actividades normais diárias desempenha todo o tipo de movimentação que vai exercendo os referidos músculos, ao apertarem-nos, deixam de o fazer.
Óbviamente que existirá sempre mulheres que recuperaram muito bem com o uso da cinta, porque tinham um abdómen elástico, e um belo dum metabolismo.
E ainda mais óbvio é de que se sentem bem mais confortáveis com o uso da mesma após o parto, porque não se sentem tão gordas. Sim, porque há muitas mulheres que acham que depois de parirem ficam logo com a silhueta pré-gravidez, e não é bem assim.
A sugestão que dou às minhas grávidas é que não as devem usar, mas caso saiam para algum lado por pouco tempo, e necessitem de se sentir mais bonitas (porque também é importante), podem usa-las um pouco.

8 comentários:

  1. eu confeso que tenho a faixa e uma cinta de pernoca na mala da maternidade...mas se não me dexaram usar não uso claro...mas farei como dizes em ultimo paragrafo !
    espero amamentar como da mais nova pois recuperei muito mais rapidamente!
    jitos

    ResponderEliminar
  2. Eu não usei cinta nem na gravidez, nem no pós-parto. Durante a gravidez optei por investir numas boas meias elásticas, que tinham um suporte para a barriga e usei uma faixa, pois como trabalho num serviço de urgência e fiz logo uma grande barriga, senti necessidade de a segurar. No pós-parto, já sabia que não se devia usar cinta e assim fiz. Por acaso tive sorte, porque apesar dos quilos todos que engordei, recuperei muito bem na zona da barriga. Infelizmente o peso está a ser mais difícil.

    ResponderEliminar
  3. Olá querida mamã, eu usei cinta no pós-parto por recomendação da minha obstetra. Fiz cesariana e devo dizer-te que a cinta não apenas contribuiu para um bom pós-parto como também permitiu que a barriguinha se dissipasse.
    Beijinhos grandes,Sofia,Pedro e Joana

    ResponderEliminar
  4. olha eu estou gravida de 10 semanas do meu quarto filho e minha barriga ta com o musculo rompido, por causa da minha ultima gravidez, eu ja estou sentindo algumas dores no abdomem comecei a usar uma faixa para gestante e posso assegurar que nao aperta e da firmesa se for seu caso eu aconçelho a usar. beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Minha mulher sempre usoui aquelas cintas para esconder a barriga tipo shop time,agora ela esta gravida de um mês e continua usando,quando ela deve parar?

    ResponderEliminar
  6. Olá mamas eu estou gravida de 19 semanas e é a segunda gravidez, tenho um menino com 12 anos e agora esta para chegar a menina tão esperada1desejo a todas muitas felicidades...Eu comecei esta semana a usar cinta ou uma faixa para segurar a barriga pois está enorme. sinto me mais confortável e segura.Aconselho bjs e força

    ResponderEliminar
  7. estou gravida de 4 mes comecei usar uma cinta tipo blusa pois me cinto bem melhor no peso da bariga e e nas costa,mas tbm não é todos os dia que coloco

    ResponderEliminar